domingo, 30 de dezembro de 2007

NO PRINCÍPIO DEUS

“No princípio Deus criou os céus e a terra”.(Gn 1.1)
Pr Irland Pereira de Azevedo

Estamos para viver o início de um novo ano. Muitos viverão nos próximos dias o princípio de um novo ano letivo, o princípio de um novo curso, o princípio de uma nova carreira, o princípio de um novo emprego, o princípio de um casamento, o princípio da vida numa grande cidade.
As primeiras palavras da Bíblia soam propícias para um tempo como este.

“No princípio Deus...”

Em verdade, o que temos por princípio, por fundamental, ou anterior no tempo e no espaço, vai ditar o rumo de nossa vida.

Que é primeiro em nossa cosmovisão, ou na macrovisão do mundo?

Que é primeiro em nossa visão pessoal da vida, do tempo, das oportunidades?

Sirva nossa reflexão sobre a vida e os desafios que a ela se apresentarão no transcurso de 2008, para afirmar a nossa fé e nosso amor a Deus e fincar a âncora de nossa esperança a um tempo no trono da Graça e no mar revolto do mundo em que vivemos.
Cremos na existência e atuação de um Deus Criador e Providente, Senhor do tempo e da história. Deus que é Primeiro e Último, é Alfa e Ômega.
No princípio do universo e de nosso mundo não é uma célula primordial, nem matéria informe e desordenada, nem água, nem ar, nem substância indefinida e sem limites, como supunham, respectivamente Tales, Anaxímenes e Anaximando.
No princípio não é a matéria em movimento, nem um primeiro motor, motor imóvel, como dizia Aristóteles.
No princípio Deus, isto sim. Um Deus pessoal.Um Deus poderoso.Um Deus Criador; um Deus não apenas Arquiteto, mas Criador do nada, e criou todas as coisas com propósitos, criou em santo amor
No princípio, um Deus que faz o melhor, e realiza a excelência – “E era tudo muito bom”, foi o mundo que Deus viu após a obra da criação.
No princípio, Um Deus trino: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade na Criação. O Pai emprega o Verbo, e o Espírito se move na face do abismo.
No princípio, um Deus que tem propósito de amor para o ser humano criado à Sua imagem e semelhança. Disse Ele, no concerto da Deidade: “Façamos o homem à nossa imagem e conforme a nossa semelhança”.
Tomemos uma resolução logo no comecinho mesmo deste novo ano: Deus será primeiro em nossa vida.
“No princípio Deus”, ao adentrar as portas de um ano novo.


“No princípio Deus”, na carreira a iniciar ou prosseguir.

“No princípio Deus”, no curso a iniciar ou prosseguir.

“No princípio Deus”, no casamento e na família.

“No princípio Deus”, no propósito de fazer o melhor, como co-criadores e parceiros na atuação no mundo

“No princípio Deus”, no viver de cada dia

“No princípio Deus”, como o valor matricial e iluminador de todos os valores de minha vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Pr. Irland,
Estamos, sim, minha esposa e eu, "no princípio" de uma nova jornada, visto que, nossa filha nascerá em Fevereiro de 2008 e, inspirados por sua reflexão, pretendemos sempre considerar "no princípio Deus".

Muito obrigado!

Tenha um 2008 repleto de bençãos celestiais.

Em Cristo,
Fábio.